O vírus da… saúde?

publicidade

Já sabemos que os nossos corpos são povoados por bactérias amiguinhas que ajudam a manter nossa saúde em dia. Especialmente o sistema digestivo. Ainda mais especialmente, o bom e velho BUCHO, também conhecido por “estômago e intestino quando são mencionados como um só”. Tem um monte de bactérias ali que ajudam a manter o equilíbrio entre o que a gente come e onde em nós guardamos essa comida.

publicidade

Não apenas isso, mas as bactérias meio que influenciam vários aspectos da estrutura corporal humana, como peso e propensão a alergias. Só que as bactérias não estão sozinhas. Também somos povoados por vírus que ficam ali de butuca, na maciota e em maior número do que as bactérias. Mas isso não quer dizer que todos tenhamos Ebola. Esses vírus também desempenham funções “do bem”.

Um virologista de Nova Iorque ficou interessado em saber o que esses vírus andam fazendo na barriga. Mais especificamente, os norovírus. Daí pegou alguns camundongos e os deu antibióticos, que desequilibraram a flora estomacal. Alguns dos camundongos foram injetados com o norovírus e os resultados mostraram que os “infectados” recuperaram o equilíbrio da flora de seus buchos mais rapidamente. O mesmo teste foi feito com variações patogênicas que causam diarréia, perda de peso e danos às paredes gástricas. E do mesmo jeito, os camundongos injetados com uma amostra do norovírus sofreram menos com os efeitos.

Ainda sem prospectos práticos, a pesquisa e os experimentos podem abrir novas portas para o entendimento da saúde humana. No momento, apenas ajuda a limpar o nome dos vírus, tão frequentemente associados a mortes horríveis 😛

Fonte: Science Magazine

+Mosquitos mutantes para combater a Dengue

+Pegadinha do rato

Deixe seu comentário