O seu cachorro sabe reconhecer quando você chega feliz em casa

publicidade

Os cachorros são os eternos companheiros do homem e quem tem o bichinho de estimação afirma que eles sabem quando estamos mais cabisbaixos ou voltamos pra casa com uma alegria fora do comum. Até hoje essa informação era praticamente certa mas ainda não tinha nenhuma pesquisa científica que comprovasse isso.

publicidade

Até hoje.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, provou que os cachorros conseguem SIM identificar as nossas emoções só pelo jeito que o nosso rosto fica.

Esse foi o experimento feito pelo pessoal da Universidade de Viena. Será que o cachorro acertou quem estava feliz nas fotos?
Esse foi o experimento feito pelo pessoal da Universidade de Viena. Será que o cachorro acertou quem estava feliz nas fotos?

No estudo, os cientistas mostraram um par de fotos aos animais: de um lado estava a figura da parte de cima do rosto de uma mulher feliz, enquanto do outro lado estava a foto da parte de baixo do rosto desta mesma mulher expressando algum tipo de raiva. Cada um dos cachorros de diferentes raças devia encostar o seu focinho na imagem que estivesse mais feliz.

Depois de concluída esta parte, eles viam a outra metade das figuras que estava coberta antes e também conseguiam saber qual era o rosto feliz e triste.

Os autores do estudo defendem que este tipo de reconhecimento facial requer um processamento de informações mais complexo pela parte do animal, sugerindo que os cachorros tenham melhorado suas habilidades ao longo dos anos que foram domesticados e passaram a viver em companhia dos homens, pois o aperfeiçoamento de tal habilidade dos cães pode ter facilitado a convivência entre ambos.

Os pesquisadores ainda querem fazer testes em porcos e outros animais para saber se este tipo de comportamento se repete.

Fonte: Revista Science; publicação na Current Biology

+ A lambida de cachorro é equivalente ao beijo?
+ Desafio de lógica: Faça o cachorro de palitos olhar para o outro lado
+ Sobre cãezinhos e lobos
+ Cães sabem o que você está sentindo

Deixe seu comentário