Núcleo da lua de Saturno pode ser feito de gelo e pedras

publicidade

Parece que Encélado, a lua de Saturno, não tem um coração completamente feito de pedras: um novo estudo sugere que o satélite também tem uma pilha de gelo em seu interior.

publicidade

O “núcleo macio” poderia ajudar a resolver o mistério do oceano subterrâneo que existe nessa lua. Os cientistas suspeitam há tempos que existe uma camada cheia de água embaixo da superfície de Encélado por causa das constantes erupções no polo Sul do satélite, mas eles acreditavam que qualquer oceano poderia ter sido congelado durante a vida útil do sistema de Saturno.

enceladus

Um núcleo com gelo acompanharia melhor as mudanças das marés de Saturno e emitiria calor suficiente para manter uma camada líquida próxima à superfície.

Segundo cientistas, a hipótese é perfeitamente plausível: se as temperaturas nunca foram altas o suficiente para derreter os pedregulhos e cristais do núcleo de Encélado para algo completamente sólido, esta parte central permaneceu como uma pilha de entulho rochoso, estendendo a vida útil do oceano subterrâneo do satélite.

Fonte: Science Magazine

Deixe seu comentário

Artigo anteriorAproveite a segunda-feira pra rever algumas receitas incríveis do Manual do Mundo!
Próximo artigoTeste de lâmpadas: LED, fluorescente ou halógena?