Nasa descobre planeta parecido com a Terra

publicidade

A Nasa divulgou nesta quinta-feira (23) a descoberta de um planeta semelhante à Terra.

publicidade

Nomeado de Kepler-452b, ele está em uma “zona habitável”, ou seja, em torno de uma estrela semelhante ao Sol e com possibilidade de ter água líquida. As informações vieram da sonda Kepler, que foi enviada ao espaço para descobrir planetas fora do sistema solar.

A Terra 2.0 é 60% maior do que a nossa Terra e orbita a estrela Kepler 452 há uma distância semelhante à que estamos do Sol. Por conta de seu tamanho, acredita-se que ele também tenha formações rochosas, embora ainda não existam informações concretas sobre isso.

Um artista fez a primeira obra inspirada no que pode ser a paisagem da Terra 2.0.
Um artista  fez a primeira obra inspirada no que pode ser a paisagem da Terra 2.0.

A estrela Kepler-452 tem 6 bilhões de anos, o que a faz 1,5 bilhão de anos mais velha do que o nosso Sol. Além disso, o ano na Terra 2.0 é bem parecido com o nosso: o planeta demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela. Por fim, ele está localizado a 1.400 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cygnus.

Segundo o diretor do Centro da Nasa,  Jon Jenkins, a descoberta é uma oportunidade para entendermos e refletirmos sobre o ambiente em evolução da Terra.

Fonte: Nature

Deixe seu comentário