Grupo de estudantes desenvolve copo sustentável com amido de jaca

publicidade

Já pensou em tomar água em um copo sustentável feito a partir do amido da jaca mole? Contextualizando, o Brasil gerou, em 2018, cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Deste total, a estimativa é de que somente 3% sejam de fato reciclados. Levando isso em conta, reaproveitar qualquer tipo de material é válido.

publicidade

Copo sustentável

Números como esses foram um dos grandes combustíveis de um grupo de estudantes que queria fazer algo inovador no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso técnico em Química.

O objetivo do grupo era desenvolver algo inovador, prático e que fosse benéfico para o meio ambiente, com isso, os jovens decidiram trabalhar na criação de um copo sustentável.

Quer conferir mais sobre o projeto? Leia o artigo produzido pelo grupo a seguir:

copo-sustentável
Grupo conseguiu conciliar praticidade, utilidade e reciclagem | Divulgação

Copo sustentável a partir do amido da jaca mole

*Por Lorena Luíza Zonato e Eduardo Romanini Rubio
*Coordenado Jeferson Daminelli

A ideia do projeto surgiu durante a escolha do tema para nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso técnico em Química. O nosso objetivo era desenvolver algo inovador, prático e que fosse benéfico para o meio ambiente, com isso, decidimos trabalhar na criação de um copo sustentável.

Ao longo desse processo de desenvolvimento, enfrentamos alguns desafios, como a falta de artigos sobre nosso tema, o que nos fez criar uma metodologia do zero e o copo do amido da jaca ser um produto extremamente inovador. Além disso, a restrição ao acesso no laboratório foi algo desafiador, pois toda a nossa metodologia precisava ser testada. Um outro fator foi conseguir tornar o copo rígido, como um modelo convencional, e o tempo, já que produzimos tudo em apenas três meses.

copo-sustentável
A ideia do projeto surgiu durante a escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso técnico em Química | Divulgação

Contudo, esses desafios nos levaram à descobertas extraordinárias, como a combinação da fibra de coco com mandioca, a reação do ácido acético (vinagre) com a amilopectina, as diversas formas de evitar o desperdício de jaca, nosso amor pela área da pesquisa e que todos somos capazes de desenvolver um bom projeto.

A participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia foi uma experiência única para cada um de nós, além da ampliação de nossas visões sobre o projeto e a construção de novas ideias, que são possíveis por causa da troca de informações que os alunos finalistas possuem com os avaliadores, foi a realização de um sonho da Lorena e a primeira vez que o Eduardo e o professor Jeferson participam de atividades como essa, o que tornou cada momento inesquecível, principalmente, durante a premiação, porque tivemos a oportunidade de enxergar nosso potencial.

copo-sustentável
O objetivo era desenvolver algo inovador, prático e que fosse benéfico para o meio ambiente | Divulgação

Diante de nossa trajetória, deixamos como dica para quem gostaria de participar, que escolha um tema de seu interesse, seja algo que possui curiosidade ou algum problema que gostaria de resolver, e nunca desistir, por mais difícil que estiver parecendo, pois, vai valer muito a pena!

*A divulgação desse artigo na íntegra é uma parceria entre o Manual do Mundo e a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Nós convidamos os ganhadores da feira para escrever artigos sobre os projetos que eles desenvolveram. Você pode conferir outros textos como esse aqui.*

Deixe seu comentário

Artigo anteriorTomates “alertam” tomateiro sobre ataques, diz estudo
Próximo artigoFaça NUVEM só com a BOCA: Nós testamos