Como filme de espionagem

publicidade

Sinal do morcego+ Aprenda a fazer um morcego de origami!

publicidade

Lembra aquele filme Ace Ventura, com o Jim Carrey, que conta a história de um detetive de animais de estimação? Ele resolveu epicamente todo tipo de problema envolvendo bichos, mas quando chegou no segundo filme… descobrimos o único bicho do qual ele morria de medo – o morcego.

Sinceramente? Ninguém pode condenar o Ace pelo seu medo irracional. O morcego é feinho mesmo, coitado. E meio imprevisível. Reza a sabedoria popular que o morcego é um dos melhores “pilotos” do reino animal; e quem já teve um em casa pode atestar – difícil demais ver um desses incríveis animais trombar em parede. O motivo pelo qual nosso querido “ratinho com asas” é tão bom em rasantes e manobras é seu avançado sistema de radar, que detecta obstáculos e localiza seu alimento para que tudo seja feito com a maior suavidade e no mínimo de tempo possível.

Mas agora um especialista de uma universidade alemã descobriu algo ainda mais sensacional sobre o morcego; que diz respeito a como um indivíduo compete com os demais por comida e reprodução. OK, já sabemos que ao voar, o morcego emite sinais ultrassônicos para mapear o ambiente ao seu redor. Mas esse radar serve só pra isso mesmo?

Não! Tal qual um eletrizante filme de espionagem, o morcego também emite sinais de bloqueio quando as ondas de seu radar deparam-se com as ondas de outro morcego. Mais ainda: a depender da comunidade da qual faz parte, o morcego pode ajustar as frequências que emite para não interferir nos sinais emitidos por companheiros e aliados. Sim, o animal que traumatizou o Bruce Wayne à beira da loucura é bem mais engenhoso do que podíamos imaginar.

Ironicamente, se tem um bicho que atrapalha a vida do morcego com um sistema semelhante de bloqueio de sinal é a mariposa. Dá procê? De um lado temos um detetive e um super-herói que tem medo de morcego. E do outro temos um mamífero voador inteligente que tem problemas com mariposas. Ê, natureza…

Fonte: Science Magazine

+Fizeram até algumas armas do Batman na vida real 

Deixe seu comentário