Superlua Rosa de 2021 poderá ser vista HOJE!

publicidade

Hoje, dia 26 de abril, a Superlua Rosa de 2021 promete chegar, trazendo uma visão diferenciada a todos aqueles que adoram apreciar o céu. O satélite natural chegará ao ponto máximo de aproximação com a Terra, causando a impressão de estar ainda maior. 

publicidade

superlua

 

Apesar do nome sugestivo, a Lua não mudará de cor. Ela é chamada como “rosa”, tradicionalmente, por conta dos povos nativos norte-americanos, já que marca a estreia da primavera no Hemisfério Norte. A atração poderá ser presenciada em qualquer local do Brasil e do mundo. 

Por que ocorrem as Superluas?

A Lua passa por fases, que se definem por sua posição em relação à Terra e ao Sol. Quando ela está alinhada no lado oposto da Terra a partir do Sol, ocorre a lua cheia. A nova fase se modifica quando a Lua e o Sol estão alinhados no mesmo lado da Terra.

A órbita da Lua ao redor da Terra é levemente elíptica. Portanto, a distância entre elas muda de acordo com a época. No ponto mais próximo, chamado perigeu, ela fica a aproximadamente 362 mil km de distância. Já na parte mais distante, denominada como apogeu, a distância chega a 405 mil km. Quando a Lua está cheia e se encontra no perigeu, as Superluas consequentemente aparecem.

De fato, as Superluas não são tão frequentes: segundo o Observatório Astronômico de Lisboa, essa coincidência ocorrerá apenas duas vezes neste ano. A última será em 26 de maio, em que está previsto um eclipse lunar total.

Você se interessa por astronomia e gosta de ficar por dentro de histórias sobre a Lua? Não deixe de assistir a este vídeo:

Deixe seu comentário