Natureza na internet: conheça a engenheira florestal do Youtube

publicidade

Você curte curiosidades sobre a área ambiental? Vanessa Costa, mais conhecida como Vane, é engenheira florestal, engenheira de segurança do trabalho e comunicadora científica. Atualmente, ela tem um canal no Youtube chamado “Versada by Vane Costa”, que possui o selo SVBR, pertencente ao projeto Science Vlogs Brasil, que valoriza e divulga conteúdos confiáveis na plataforma.

publicidade

Atualmente, o canal possui 7 mil inscritos e já se destaca pelo tema diferenciado, com vídeos que contam curiosidades interessantes sobre a natureza, além de tirarem dúvidas dos inscritos sobre a engenharia florestal e temas relacionados. “O conteúdo para internet precisa ser feito com responsabilidade e de forma acessível”, ressalta Vane.

De acordo com a profissional, o engenheiro florestal trabalha na preservação das florestas e com uso sustentável dos recursos naturais. Dentro da engenharia florestal, temos dois tipos de florestas: as florestas naturais e as florestas plantadas (florestas para fins de produção) e existem várias frentes de atuação. “O engenheiro florestal pode atuar em empresas ou indústrias ligadas a produtos de madeira e ao setor de papel e celulose. Também pode trabalhar com educação ambiental, agrofloresta, licenciamento ambiental, entre outros”.

versada by vane costa

Vane e suas paixões

Engenharia florestal, literatura e comunicação são algumas das paixões de Vane. No segundo grau, ela adorava biologia e geografia e, embora não gostasse tanto de matemática, tinha uma visão de que não poderia fugir dela para sempre. “Eu pensei em fazer agronomia ou engenharia ambiental, que eram as faculdades correlatas na minha cidade. Até que um dia um colega comentou sobre o curso de engenharia florestal e falou que talvez eu fosse gostar”, conta a profissional.

E assim começou a aventura de Vane pela engenharia florestal. A escolha não poderia ter dado mais certo, então, nada mais justo que unir o útil ao agradável. No início, a ideia era falar de literatura e natureza em um só canal, tendo como objetivo principal o conhecimento. Ao buscar um nome adequado que traduzisse este propósito, ela se deparou com o verbo “versar”, que possui significados como examinar cuidadosamente, abordar determinado assunto e dedicar-se ao estudo. “Então o verbo Versar virou o adjetivo Versada”, explica Vane.

Com o tempo, Vane percebeu que focar apenas em um tema era a melhor opção. Então, escolheu direcionar todo o canal a apenas um assunto. “O Versada te mostra como a natureza, na verdade, é complexa e maravilhosa. Também ajuda a entender, de forma simples, os principais assuntos da área ambiental que estão na mídia no momento”.

Vane conta que já sofreu machismo tanto como engenheira, quanto como divulgadora científica. “Na engenharia, já perdi uma vaga de emprego por ser mulher e acharem que não daria conta do serviço. Na internet, já me mandaram mensagem falando que não iriam acreditar no trabalho de uma “blogueirinha de internet”.

Divulgação científica

“Têm muitos divulgadores científicos incríveis crescendo nas redes sociais. E hoje, a divulgação não se reduz somente ao Youtube, estamos cada vez mais com conteúdos especializados”. É com essa mensagem positiva que Vane finaliza a entrevista. O compromisso com conteúdos confiáveis sempre esteve presente em suas produções. Para conhecer o canal “Versada by Vane Costa”, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Artigo anteriorManifesto das Pretas: grupo desenvolve projeto tendo as mulheres negras como protagonistas
Próximo artigoCOMO é FABRICADO o SINO de IGREJA #Boravê
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.