“Minuto da Terra”: Curiosidades sobre o planeta e o Universo em um minuto!

publicidade

Um canal no Youtube com vídeos curtos, ilustrações didáticas e divertidas para todas as idades que ensina ciência e história sobre o nosso planeta, o Universo e tudo mais? É assim que se define o “Minuto da Terra”.

publicidade

O projeto teve início há seis anos, quando o administrador de empresas Leonardo Gonçalves de Souza percebeu o quanto era difícil encontrar esse tipo de conteúdo em língua portuguesa na plataforma. “Entrei em contato com o canal MinuteEarth (versão original do Minuto da Terra) pedindo permissão para traduzir o conteúdo. Hoje, sou funcionário deles, coordenando traduções pra mais de 12 idiomas”, explica.

E o pontapé inicial deu certo! Hoje, o “Minuto da Terra” já soma mais de 600 mil inscritos no Youtube e possui o selo SVBR, pertencente ao projeto Science Vlogs Brasil, que valoriza e reúne criadores de conteúdos científicos confiáveis na plataforma. Para Souza, a divulgação científica é essencial. “É algo que deveria fazer parte da nossa vida, diariamente, independentemente da idade”.

A produção dos conteúdos

Além de tradutor, Souza é apresentador e também cuida de toda a parte de redes sociais do canal. No “Minuto da Terra”, atuam ele e seu irmão, Ricardo Gonçalves de Souza, que faz a parte de edição dos vídeos, trabalhando em cima de desenhos feitos por ilustradores nos EUA, Espanha e Chile.

Dentre os conteúdos mais visualizados, estão, por exemplo, um vídeo que ensina sobre a difícil vida do macho entre as hienas, como os urubus comem carne podre e não adoecem e o porquê alguns animais comem seus filhotes. Sempre assuntos interessantes, que a maioria das pessoas tem dúvidas, esclarecidos de forma rápida e eficiente. Os vídeos curtos, que são o sucesso da vez nas mídias sociais, contribuem para o sucesso do canal. “Eles são frequentemente utilizados em sala de aula, tanto por professores como alunos. Me sinto privilegiado por estar envolvido em um trabalho tão querido pelas pessoas”, comenta Souza.

Para finalizar, o apresentador deixa um desafio: “duvido você assistir alguns vídeos do canal e não virar fã”, brinca. Você pode conferir todos os conteúdos do “Minuto da Terra” na plataforma clicando aqui.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorCOMPRAMOS URÂNIO pela INTERNET!
Próximo artigoDe crise política à sexualidade: cursos gratuitos da USP são opções de ensino online
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.