Eclipse anular que forma “anel de fogo” ocorrerá nesta quinta-feira

publicidade

Você é fã de astronomia? Nesta quinta-feira (10), ocorrerá um eclipse anular do sol. Isso significa que, por alguns minutos, um “anel de fogo” será exibido no céu, por conta da ocultação parcial do disco solar pela Lua.

publicidade

anel de fogo

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua fica completamente alinhada entre o Sol e a Terra. Já o eclipse anular do Sol é considerado um tipo de eclipse parcial, que pode ser visto quando a Lua está longe da Terra: a Lua passa em frente ao Sol, mas deixa o disco dele parcialmente visível, formando o “anel de fogo”. O ponto máximo do eclipse deve ocorrer às 7h41 (horário de Brasília).

A atração só poderá ser vista a olho nu no Hemisfério Norte, em países como o Canadá, Rússia e Groelândia. Mas, felizmente, será possível acompanhá-la no mundo todo por meio de transmissões online gratuitas em plataformas como o Youtube. Uma delas é a Time and Date, que começará às 6h (horário de Brasília).

Eclipses anulares são fenômenos raros e este será o último que poderá ser visto neste ano. No dia 4 de dezembro, ocorrerá um eclipse total, mas que só aparecerá completamente no extremo sul do planeta.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorMovimento DENTRO da CÉLULA: VEJA AGORA!
Próximo artigoQuantos BALÕES levantam uma PESSOA? Iberê Responde
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.