É mito que matemática é para poucos, diz Matemaníaca

publicidade

Você tem ou já teve dificuldade de aprender matemática? Essa realidade é mais comum do que se imagina. Por isso, Julia Jaccoud, mais conhecida como Juju ou Matemaníaca, produz e divulga conteúdos pelas mídias sociais para tornar a matemática divertida e fácil de entender.

publicidade

Juju é formada em licenciatura em matemática pela Universidade de São Paulo (USP), e atua como professora em uma escola extracurricular para crianças de 5 a 12 anos. Seu canal no Youtube, chamado de “A Matemaníaca por Julia Jaccoud“, possui o selo SVBR, pertencente ao projeto Science Vlogs Brasil, que valoriza e une canais que divulgam informações científicas de qualidade na plataforma.

A profissional conta que sempre teve vontade de tornar o mundo mais matemático, já que existem muitos mitos que as pessoas reproduzem, como dizer que a matemática é para poucos. “Não acredito em habilidade natural, e sim no que a neurociência diz, de que todo mundo têm um cérebro capaz de aprender o que quiser. O que muda é a experiência, o jeito que a gente é exposto ao assunto e o modo de encarar desafios”.

Quando você pensa em matemática, a primeira coisa que vem à sua mente são os cálculos? De acordo com Juju, muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de viver uma matemática real. Isso porque nossa visão é formada pelo que a escola nos ensina, com grande foco em algoritmos. “Fazer matemática é sobre generalizar conceitos e resolver o máximo de categorias possíveis”, completa.

Segundo dados da Prova Brasil 2017, apenas 16% dos alunos do país concluem o ensino fundamental com aprendizado adequado em matemática – e a chegada da pandemia tornou ainda mais evidente a importância da divulgação online. Mas Juju ressalta que ela deve complementar a escola, e não substituir.

Como fazer com que assuntos difíceis se tornem interessantes?

“Sempre tento usar palavras mais simples, porque a linguagem técnica afasta muitas pessoas. Mas sem perder o rigor, porque é nele onde está toda a sua beleza”, conta Juju sobre suas estratégias para ensinar matemática.

Muitas pessoas costumam ter medo de desafios, mas eles são necessários. “A dificuldade não é exclusiva da matemática: sempre que você se propõe a estudar qualquer assunto com profundidade, não será fácil. Quero mostrar para as pessoas está tudo bem ser difícil, para trabalhar o nosso cérebro”, diz Juju.

Aqui no Manual do Mundo, também temos o objetivo de utilizar a comunicação de uma forma divertida e fácil de entender, mas sem deixar de lado a atenção ao conteúdo. Afinal, é muito mais legal quando o aprendizado vem acompanhado de um pouco de entretenimento, não é mesmo?

Esperamos que este texto tenha te estimulado a aprender mais sobre matemática! Você pode encontrar todas as redes sociais da Matemaníaca aqui.

Deixe seu comentário

Artigo anterior13 coisas INCRÍVEIS que BRILHAM na LUZ NEGRA
Próximo artigoComo FUNCIONA o SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO?
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.