Divulgação é tão importante quanto ensino, afirma Lucas Rosa

publicidade

Lucas Rosa, cientista biomédico e doutorando em Biologia Molecular e Funcional na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), gosta de ciência desde que se conhece por gente. Para ele, a divulgação científica é um desafio necessário e deveria ser mais valorizada por parte da academia. “As universidades precisam entender que Divulgação é tão importante quanto Ensino, Pesquisa e Extensão. A estrutura acadêmica precisa valorizar – financeiramente, inclusive – o nosso trabalho”.

publicidade

Lucas Rosa Mural Científico

Acreditando nisso, o profissional criou um canal no Youtube chamado Mural Científico, que possui o selo SVBR, pertencente ao projeto Science Vlogs Brasil, que visa reunir e dar visibilidade aos criadores de conteúdos científicos confiáveis na plataforma.

De acordo com Rosa, o principal objetivo do Mural Científico é divulgar ciência de qualidade de maneira acessível e, se possível, divertida. “É uma honra imensa e uma tremenda validação do meu trabalho. Especialmente no meu caso, que tenho um dos menores canais do selo”, completa.

Mural Científico: Nunca Mais Seja Enganado

Em dos quadros de sucesso no canal, chamado como “Nunca Mais Seja Enganado”, Rosa ensina como identificar se notícias e artigos científicos são verdadeiros ou falsos. Segundo ele, as notícias falsas se popularizam com facilidade porque, geralmente, contêm aquilo que a pessoa deseja ouvir. “Quando o receptor da sua mensagem já está predisposto a acreditar em você, fica muito mais fácil. É bem mais confortável imaginar que as coisas ruins do mundo são culpa de um grupo específico de pessoas, por exemplo, do que aceitar toda a complexidade de fatores fora do nosso controle que estão atuando”, explica.

Lucas Rosa Mural Científico

O profissional se destaca por abordar assuntos complexos de uma forma didática, facilitando o entendimento do público. Além disso, seus conteúdos são voltados para a valorização da ciência e para que as pessoas possam pensar mais criticamente. Para acessar e conferir o canal Mural científico no Youtube, clique aqui.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorA ÁGUA gira ao CONTRÁRIO nos ESTADOS UNIDOS?
Próximo artigoQual é o SEGREDO do GALINHO do TEMPO?
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.