O canal no Youtube que combina pesquisa, bom humor e “mimimi”

publicidade

Você já parou para pensar em quem inventou o nome dos objetos? Ou até mesmo que a comida pode te proporcionar experiências estéticas? O canal “Mimimidias”, no Youtube, conta com vídeos sobre internet, cinema, games, design, literatura e tudo que é mídia – sempre com rigor acadêmico na produção e linguagem descontraída na transmissão do conhecimento.

publicidade

“Mimimi” + mídias

O nome foi criado como uma reapropriação linguística e apresenta um trocadilho interessante. “A expressão “mimimi” é muito usada para desqualificar quaisquer discursos que propõem uma leitura aprofundada ou questionadora da nossa realidade. Já que o nosso objetivo é oferecer esse tipo de leitura sobre produtos de mídia diversos, juntamos “mimimi” com “mídia”, explica Clara Matheus, membro do projeto e doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

mimimidias

Clara foi a profissional responsável pelo início do projeto, com a expectativa de levar suas pesquisas além da área acadêmica. “Convidei amigos que se sentiam de forma semelhante e começamos a produzir em 2017!”, ressalta. 

O pontapé inicial deu muito certo. “Mimimidias” conta com mais de 130 mil inscritos e o selo SVBR, pertencente ao projeto Science Vlogs Brasil, que valoriza e divulga criadores de conteúdos confiáveis no Youtube. Para Clara, atualmente, a maior dificuldade no canal tem sido lidar com os algoritmos, já que parte da produção é se atualizar sobre o tipo de conteúdo que as plataformas priorizam. No entanto, a melhor parte é sentir que seu objetivo foi alcançado com exatidão. “O Mimimidias me motiva a pesquisar mais e melhor. Também amo a parte de ter contato com pessoas incríveis que eu não teria, não fosse a minha presença na internet”.

As mídias são complexas?

Um dos vídeos de maior sucesso do canal é chamado “O que é Vaporwave? Aesthetics, remix e background“, apresentado pelo designer e pesquisador Leonardo Braulio de Oliveira e Silva. Além de dividir funções gerenciais com Clara, o profissional faz de tudo um pouco. “Sou criador, roteirista, apresentador, designer e mais um monte de outras coisas que não cabem nesse “papel”, brinca. 

Silva considera difícil dar uma resposta definitiva e objetiva sobre o que as mídias significam para ele, e ressalta que essa é uma discussão antiga e polêmica do canal. “Se entendermos a palavra “mídia” enquanto “meio”, podemos encarar “mídia” como tudo aquilo que é veículo para a mediação de qualquer mensagem. A partir disso, talvez eu possa entender como “mídia” tudo o que é produto humano com uma intenção de comunicar algo –  de um livro, filme e série a campanhas eleitorais, tendências de moda ou até mesmo uma cadeira (sim, uma cadeira! Como as dos irmãos Campana ou o trono do Rei Henrique VIII)”. 

Segundo ele, esse assunto poderia se transformar em uma pesquisa mais ampla e, futuramente, em um novo vídeo. Já estamos na expectativa por aqui! Mas por enquanto, que tal maratonar vários conteúdos incríveis, aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo sobre tudo que é mídia? Clique aqui e conheça o canal “Mimimidias“.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorO INTERRUPTOR INTELIGENTE que vocês pediram!
Próximo artigoCOMO é FEITO um BAIRRO do ZERO? #Boravê
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.