Será que todo mundo entende física? Conheça o canal “Idelfranio Moreira”

publicidade

Não importa se você é professor ou aluno. Tampouco se sempre amou física, ou se considera péssimo no assunto. Para todos os que pretendem aprender de uma forma instigante, o canal de física no Youtube “Idelfranio Moreira” pode ser um excelente passatempo. Isso porque ao longo de mais de dez anos produzindo conteúdos incríveis para a internet, o professor tem o objetivo de ensinar sobre o assunto com menos matemática e mais fenômenos e aplicações no cotidiano.

publicidade

A decisão de migrar para as plataformas on-line trouxe uma perspectiva que Moreira ainda não conhecia. “O canal no Youtube, desde o primeiro momento, me levou a lugares de construção colaborativa e me apresentou pessoas muito produtivas em seus nichos. Além de ser um aprendizado gigante, a satisfação maior ainda. Sem falar da descoberta de poder falar a um público grande e diverso, inimaginável pra quem vinha da realidade da sala de aula física!”, declara.

Atualmente, o canal possui mais de 24 mil inscritos e o selo SVBR, pertencente ao projeto Science Vlogs Brasil, que valoriza e divulga conteúdos confiáveis no Youtube. O vídeo de maior sucesso é “Força Resultante, Aceleração e Velocidade: os Vetores na 2a lei de Newton“, em que o profissional disponibiliza uma curta videoaula utilizando o recurso de desenho em uma folha de papel.

Conteúdos de física para todos 

O canal é dividido por três quadros específicos, que se adequam a públicos diferentes. O primeiro é chamado “PROFESSORES POR UM MUNDO MELHOR”, em que Moreira fala diretamente aos colegas de profissão, com explicações baseadas nos 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável do mundo (a conhecida Agenda 2030).

A segunda seção tem o nome “FÍSICA MARGINAL”, partindo do conceito de que todas as pessoas entendem de física, mesmo que não saibam disso, já que a prática está presente no nosso cotidiano.

Por fim, a parte “EITA! Física” reúne centenas de vídeoaulas de física básica para alunos. Eventualmente, Moreira recebe algumas colaborações no canal. Porém, produziu sozinho 90% dos vídeos publicados. “Nunca apontei a parte técnica como dificuldade. Sempre usei estrutura mínima. Nunca investi em grandes equipamentos. Sempre me pareceu um contrassenso com a proposição da internet. A ideia sempre foi ser leve e ágil na produção. Produzir sempre e em qualquer lugar”, ressalta.

Desde 2016, Moreira realiza uma live chamada “Quase 24 Horas de FORMAÇÃO DE PROFESSORES ao Vivo”, sempre no dia 15 de outubro, permanecendo por exatamente 23 horas, 56 minutos e 04 segundos entrevistando profissionais como professores, cientistas, artistas e etc.

canal de física idelfranio moreira

Que tal conhecer de perto todos os conteúdos do canal de física “Idelfranio Moreira”? Você pode acessar e conferir clicando aqui.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorUm jeito REVOLUCIONÁRIO de como fazer VÍDEO 3D em CASA!
Próximo artigoO CHÃO de VIDRO a 150 METROS de ALTURA
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.