Aniversário do Manual do Mundo: veja 13 fatos sobre nós!

publicidade

Hoje é um dia muito especial! Afinal, comemoramos 13 anos de história do Manual do Mundo. Durante todos estes anos, desbravamos o conhecimento com milhões de pessoas incríveis. E muitas coisas sensacionais ainda estão por vir!

publicidade

13 anos manual do mundo

Que tal saber mais sobre nós? Confira 13 curiosidades sobre o Manual do Mundo!

1 – Certidão de nascimento

É isso mesmo! Antes do início de tudo, o Iberê enviou um e-mail ao pai dele contando sobre a ideia do Manual do Mundo. No texto, nosso apresentador classifica tudo como um sonho: um site com o objetivo de explicar para as pessoas muitas coisas que elas não sabem fazer, do útil ao inútil, de uma forma bem humorada. O interessante é que o projeto acabou virando exatamente o que ele queria. Incrível, né?

2 – Deu match!

Quem diria que um jornalista e uma terapeuta ocupacional dariam um combo perfeito para um canal de sucesso no Youtube? Sim! Ambos são formados na Universidade de São Paulo (USP). Antes de tudo acontecer, a Mari tinha um blog de sucesso na internet que falava sobre os atendimentos em sua profissão. Hoje, além de apresentadores, eles coordenam tudo o que acontece por trás das câmeras.

3 – Primeiro vídeo

Em nosso primeiro vídeo, ensinamos como fazer multiplicação sem tabuada. No início, tudo era bem simples: a Mari e o Iberê pegavam câmeras emprestadas para poderem gravar os vídeos. Desde a gravação até a edição, era tudo por conta deles!

4 – Manual do Mundo em seu primeiro estúdio 

Em 2012, tivemos o nosso primeiro estúdio, localizado no centro de São Paulo. Uma parte bem importante dessa história, já que foi nela em que as produções passaram a ser cada vez mais formalizadas. Além disso, o Manual passou a ter um lugar só dele.

5 – Bolas perfeitas

manual do mundo

As bolas perfeitas são grandes destaques do nosso canal. A primeira foi a de metal, em 2018, e depois dela, vieram muitas outras: desde bola de gelo, de lama e de madeira até a de água líquida comestível, o último lançamento da coleção.

6 – Corante azul

Quem é fã, sabe que o corante azul é o nosso salvador da pátria. São muitos vídeos com ele durante a nossa história: há 10 anos, por exemplo, ensinamos a fazer a bebida esfumaçante do Manual do Mundo. Depois disso, ele continua nos acompanhando em muitas experiências.

7 – Vídeo mais visualizado

O vídeo que acumula mais visualizações do canal é um #Boravê, quadro em que mostramos lugares curiosos, mas que “ninguém” pode entrar. Nesse vídeo em específico, que já soma mais de 21 milhões de visualizações até hoje, fomos até a Casa da Moeda do Brasil para mostrar como é fabricado o dinheiro.

8 – Primeiro recorde mundial

Somos considerados pelo Guinness Book como o maior canal de ciência e tecnologia em língua portuguesa do planeta! Demais, né? Esse título nos dá muito orgulho. Afinal, ensinar e aprender são coisas que fazem parte da nossa essência.

9 – Segundo recorde mundial

No mundo inteiro, as pessoas estavam fazendo pastas de dente de elefante gigantes! Então, com o objetivo de bater esse recorde, conquistamos mais um título no Guinness Book com a maior pasta de dente de elefante do PLANETA! Foi emocionante.

10 – Clube de Membros

Um lugar especial para reunir desbravadores do conhecimento? Nós temos! Os assinantes do canal têm benefícios como acesso antecipado aos vídeos e bastidores, emojis personalizados e até transmissões ao vivo exclusivas.

11 – Time científico

Você pensa que a Mari e o Iberê fazem tudo sozinhos por aqui? Na verdade, nós temos uma equipe científica que cuida da parte técnica de análise e produção de tudo aquilo que é veiculado em nosso canal e redes. Eles são chamados de “capitães” por aqui.

12 – Manual fora da tela 

Realmente, a internet é muito importante para a nossa existência. Mas você sabia que também existimos fora dela e das telas? Temos diversos produtos incríveis, como livros, canecas, camisetas, quebra-cabeças e até mesmo uma casa e um foguete de papelão.

13 – Submarino

manual do mundo submarino

O submarino é um dos projetos mais incríveis da nossa história. Mais de 3 anos após a promessa da Mari e do Iberê, nossa embarcação foi para baixo d’água pela primeira vez. Neste mês, realizamos a pintura e escolhemos o nome “Ariranha” para ele. O próximo passo é ir para o mar!

E aí, o que mais te marcou nesses 13 anos da nossa história? Nosso muito obrigado por desbravar o conhecimento com a gente!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorPor que CELULAR tem MEMÓRIA de 16, 32, 64, 128?
Próximo artigoGOLFINHO é DIMINUTIVO do quê? Iberê Responde
Jornalista e produtora de conteúdo. Desde criança, amo escrever e refletir sobre diversos assuntos. Faço questão de estar imersa nas redes sociais (minha favorita é o Instagram), e séries e filmes têm sempre um espacinho reservado no meu tempo livre. Como uma boa fã de Friends, acredito que um pouco de descontração é fundamental para levar a vida da melhor forma possível.