Achamos a BOLA PERFEITA GIGANTE de GRANITO!

publicidade

Bola perfeita gigante de granito? Para quem gosta de ciência, de experimentos, de natureza e de conhecimento, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec) é uma ótima opção para se aventurar por São Paulo. Como nós gostamos de explorar novos lugares, fomos até o local para desbravar cada pedacinho e te mostrar a fonte da bola perfeita gigante de granito.

publicidade

O que é o CienTec

Contextualizando, para quem não é de São Paulo ou até é, mas não fazia ideia da existência desse grande parque interativo, a gente te conta tudo.

Parte das construções do local são das décadas de 1930 e 1940. Por ser um parque antigo e, além de contar com muita ciência, também possuir muita história, algumas dessas construções são tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), desde 1994.

Uma curiosidade bem legal do CienTec é que ele faz parte do conjunto de áreas do Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Além disso, a região onde ele está localizado proporciona muito contato com a natureza, o que é ideal para quem gosta de admirar plantas e também ver animais em seu habitat natural.

O CienTec fica situado em frente ao Jardim Botânico de São Paulo e ao Parque Zoológico de São Paulo. Sua área de mata nativa é de 120 hectares. Incrível, né?

E sabe o que é ainda mais incrível? O parque oferece atividades abertas ao público. Além disso, é possível marcar uma visita com um instrutor para ficar por dentro de todas as curiosidades. E é justamente nesse lugar que encontramos uma fonte de bola perfeita gigante de granito.

A bola perfeita gigante de granito e muito mais

O CienTec conta com tantas atrações que fica até difícil enumerar todas. Para começar, nós achamos uma cama de pregos! Sim, a cama é feita todinha de pregos e nós até já sabemos como é que isso acontece, já que fizemos uma cadeira de pregos aqui no Manual há algum tempo. O segredo para isso funcionar é deixar todas as pontas dos pregos na mesma altura!

No Galpão da Física é possível encontrar muita coisa legal. Lá nós achamos brinquedos que podem divertir toda a família, como um pêndulo de Newton, uma bobina de Tesla e até uma gaiola de Faraday.

Além disso, o CienTec conta também com uma lindíssima fonte que é formada por uma bola perfeita gigante de granito! Isso porque, ela tem 80cm de diâmetro e pesa meia tonelada! Muita coisa, né? No entanto, quando a fonte é ligada, é possível fazer essa bola de meia tonelada rodar apenas com um dedo. Isso é ainda mais legal, né?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o CienTec e viu de pertinho a bola perfeita gigante de granito não deixe de contar essa novidade para aquele seu amigo que ama conhecer lugares incríveis e também ciências!

Deixe seu comentário

Artigo anterior“Olá, Ciência!”: O canal que se fortaleceu com a chegada da pandemia
Próximo artigoEstudo aponta se brasileiros são jovens politizados