Aranhas que vivem em árvores planam em segurança até o chão

publicidade

Não é fácil viver no alto da copa das florestas tropicais da América do Sul, mas as aranhas da família Selenopidae têm um truque bem interessante na manga.

publicidade

Estas aranhas são arborícolas e conseguem controlar suas quedas, planando de árvore em árvore para evitar o chão da floresta perigoso, de um jeito parecido aos esquilos voadores. Mas em vez de usar membranas entre as pernas, elas conseguem permanecer no ar por causa de seus corpos largos e chatos.

Para entender mais sobre a agilidade dessas aranhas, um grupo de pesquisadores foi para o Panamá e Peru. Lá, eles jogaram alguns animais do alto de árvores e filmaram a queda; acompanhe:

Eles descobriram que 86% das aranhas direcionaram a queda em direção a troncos de árvores próximas, em vez de simplesmente despencarem no chão.

Os pesquisadores também filmaram os animais em um túnel de vento e descobriram que elas preferem cair com a cabeça primeiro, orientando as patas dianteiras para que elas caiam no chão em segurança.

Embora pequenas aranhas usem suas teias para chegar em novos lugares, esta é a primeira vez que uma espécie que controla de fato o seu próprio voo é observada.

Fonte: Science Magazine

Deixe seu comentário

Artigo anteriorOlha só o que chegou aqui no Manual do Mundo!
Próximo artigoLíngua de beija-flor funciona como uma bomba de sugar néctar