Abelhas preferem carregar pólen em dias com vento

publicidade

As abelhas Bombus impatiens são mais comuns no leste da América do Norte e são bem menos agressivas do que as suas primas. Além disso, elas conseguem levar mais de metade de sua massa corporal em alimentos.

publicidade

Os cientistas ainda não sabiam muito bem como elas faziam para escolher suas “presas” (pólen ou néctar), mas uma nova pesquisa aponta que as condições de vento têm um papel importante nessa decisão.

Para testar esta hipótese, pesquisadores treinaram abelhas para que elas voassem em direção a uma flor artificial, que ficava em um túnel de vento. Eles prenderam pequenos rolamentos de aço nas pernas ou abdômen das abelhas, para imitar o peso do pólen e néctar.

abelha flor

 

O pólen é sempre transportado nas pernas das abelhas, que têm pelos especiais, porque fica longe do centro de massa dos insetos. Já o néctar é carregado bem no meio do centro de massa dos animais, que fica no abdômen.

Depois de testar a estabilidade de voo das abelhas em condições com e sem vento, os pesquisadores descobriram que as abelhas que transportam pólen são mais estáveis, mas menos capaz de manobrar em ventos fortes. Enquanto isso, as abelhas que transportam néctar são menos estáveis, mas manobram com mais facilidade.

Assim, a conclusão foi que os zangões escolhem sua comida levando em conta a estabilidade do voo ou facilidade de fazer manobras e isso pode explicar por que algumas abelhas preferem levar pólen durante dias com vento.

Fonte: Science Magazine

Deixe seu comentário

Artigo anteriorFaça picles instantâneo em casa (experiência + receita)
Próximo artigoNovo protetor solar é feito de algas, muco de peixes e camarão