COMO FUNCIONA a BOLSA de VALORES

publicidade

Muito se fala sobre ações, dinheiro, negociação, inflação, taxas, especulações, papéis e por aí vai… mas afinal de contas, você sabe mesmo como funciona a bolsa de valores?

publicidade

Como funciona a bolsa de valores

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto, sejam elas empresas públicas ou privadas, e outros valores mobiliários, como as opções.

Basicamente, a forma como funciona a bolsa de valores é essa: existe um mercado organizado para a negociação dos ativos financeiros. Desses ativos, o mais popular e falado é a ação.

A ação, de modo geral, nada mais é do que uma pequena parte de uma empresa. Isso significa que, ao comprar determinada ação, você se torna um acionista daquele conglomerado – um pequeno sócio do negócio.

Como ganhar dinheiro na bolsa

No entanto, não basta saber apenas como funciona a bolsa de valores, é preciso também entender a fundo como ganhar dinheiro nesse ramo de atividade. Afinal, todo mundo pode investir na bolsa? Como as pessoas ganham dinheiro com isso?

Tendo em vista que ao comprar uma ação você se torna membro daquela empresa, quando ela valoriza, ou seja, cresce, você ganha dinheiro com isso. O seu ganho vai ser proporcional ao dinheiro que você investiu nesse “papel” comprado – seja ele um alto ou baixo investimento.

Mas é importante ressaltar que, assim como a empresa pode valorizar e você ganhar dinheiro, ela também pode perder valor no mercado. Isso significa que, se você comprar uma ação de uma empresa e ela passar por algum momento de instabilidade ou recessão, você corre o risco de perder esse dinheiro. Por isso investir em renda variável – como é conhecido esse tipo de investimento – é tão arriscado.

Apesar desse assunto ainda parecer de outro mundo para boa parte da população, para investir na bolsa de valores não é preciso ter muito dinheiro. Para comprar apenas uma ação de alguma das maiores empresas brasileiras, por exemplo, é preciso desembolsar, mais ou menos, 20 reais.

Agora que você entendeu melhor como funciona a bolsa de valores, assista ao vídeo na íntegra e fique ainda mais craque no assunto. Não esqueça de compartilhar também com aquele seu amigo que gosta de poupar e ficar por dentro dos investimentos do mercado.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorEngenharia sustentável: grupo desenvolve óculos com armações de materiais reciclados
Próximo artigoComposteira doméstica: grupo une meio ambiente e internet das coisas