Quanto PESA o submarino?

publicidade

publicidade

Sabemos que, para o submarino subir e descer, seu peso deve variar. Se ele pesar mais do que se ele fosse feito todo de água, ele afunda, se ele pesar menos, ele flutua. Esse é o princípio de Arquimedes, que no séc. III AEC teria chegado a essa percepção durante um banho de banheira e, de tão empolgado, saiu gritando “Eureka” pelas ruas, nu.

Voltemos, porém, ao submarino. Para alterar seu peso, existem dois tanques – um na frente, outro atrás – que podem se encher de água para que ele afunde, ou podem se encher de ar para que flutue. Isso quer dizer que o peso do submarino com os tanques vazios (vazios de água, cheios de ar) precisa ser bem calibrado para que ele possa afundar quando necessário.

Vejamos primeiro, então, qual é o volume do submarino. Já temos um artigo mostrando quão apertado é lá dentro, o que dá um volume interno da cabine de 500 litros. Se somarmos a estrutura da madeira e fibra de vidro mais a escotilha, chegamos em aproximadamente 600 litros. Mas isso não é tudo, ainda falta incluir os tanques, a armação que suporta a cabine, os cilindros de ar comprimido, os motores e as caixas de lastro. Tudo isso soma mais 300 litros, para um total de 900 litros.

Como a água pesa 1kg para cada litro, o peso do submarino com os tanques cheios deve ser maior que 900kg para que ele afunde. Quanto deve ser o peso dele com os tanques vazios (o peso real)? Os dois tanques somados têm um volume útil de 150l, o que corresponde a uma variação de 150kg entre eles cheios e vazios. É prudente, então, regular o peso para que com os tanques vazios o submarino tenha uns 800kg, já que 800+150 = 950kg, acima dos 900kg de referência. Isso dá ainda 100 litros de flutuação na situação de tanques vazios, que permite à vela do submarino (a parte mais alta, de onde sai a escotilha) ficar acima d’água quando emerso.

Calma que ainda não acabou. Temos que levar em conta o peso do próprio Iberê, pois o submarino é tão pequeno que o peso de um adulto é considerável para os cálculos de lastro. Retirando 80kg de peso referente ao nosso capitão, precisamos que a embarcação tenha por volta de 720kg. Então, quanto de chumbo temos que adicionar nas caixas de lastro? Se contarmos o peso do casco, escotilha, armação, ferragem, instrumentos, cilindros e tudo mais, chegamos em torno de 300kg, o que significa que teremos que adicionar 420kg de chumbo!

Você imaginou que seria tão pesado assim? Ou achou leve? Comente abaixo.

Deixe seu comentário