Os grupos de dinossauros: conheça as características

publicidade

Tem dinossauro carnívoro, onívoro e herbívoro; e aqueles que andam em duas patas, os quadrúpedes e os híbridos; também tem dinossauro com carapaça, com espinhos e com chifres; os de pescoço grande e curto. Afinal, o que faz os dinossauros semelhantes e diferentes entre si?

Os 2 grandes grupos

Evolução dos Dinossauros, por Zureks. Licença CC BY-SA 3.0
publicidade

Uma das características mais ancestrais para a classificação dos dinossauros está relacionada ao seu quadril. Aqueles que tinham o osso púbis virado para frente, como o dos répteis, foram chamados de saurísquios (quadril de lagarto), enquanto os que tinham o púbis virado para trás, como o das aves, foram chamados de ornistísquios (quadril de pássaro). O mais curioso, porém, é que as aves evoluíram de dinossauros saurísquios, e não ornistísquios. O osso púbis de alguns dinossauros saurísquios foi sofrendo rotação e acabou se aproximando mais do formato do outro grupo, embora estivessem muito distantes na árvore evolutiva. Cada um desses grandes grupos, ou ordens, pode ser divididos em subordens. Vamos olhar primeiro para os Ornistísquios:

Ornistísquios

Os dinossauros com “quadril de ave” eram todos herbívoros e a maioria deles viva em bandos, pastoreando pelas planícies e florestas da Era Mesozoica. Dividiram-se em duas subordens principais:

Thyreophora

Anquilossauro
Euoplocephalus

Este nome significa “portador do escudo”, já que esses dinos apresentavam algum tipo de placa ou carapaça nas costas. Neste grupo estão os dinossauros “tanque-de-guerra” como o Anquilossauro e o Euoplocephalus, que eram atarracados, cascudos e carregavam uma clava na ponta da cauda para golpear em quem tentasse caçá-los.

Estegossauro

Outra exemplar famoso desse grupo é o Stegossauro, um grande dinossauro que portava duas fileiras de placas ósseas nas costas e alguns pares de longos espinhos na cauda. As placas provavelmente serviam para exibição e regulação térmica, enquanto os espinhos possivelmente eram usados como arma de defesa.

Cerapoda

Triceratops
Estiracossauro

Cerapoda é outra sub-ordem dos dinos de quadril de aves, que reúne espécies com cabeça proeminente como o conhecido tricerátops, que lembra um rinoceronte avantajado, com seus 3 chifres saindo da cabeça, e o estiracossauro, com um leque de espinhos na carapaça encefálica.

Paquicefalossauro

Ainda falando em cabeça dura, temos os dinossauros “bodes”, ou paquicefalossauros, que tinham um crânio tão rígido e espesso que os permitia sair dando cabeçada nos inimigos.

Parassaurolofo

Para finalizar este grupo, há uma variedade grande de dinossauros “bicos-de-pato”, com um maxilar tão sofisticado para mastigação que rivalizam com as vacas em termos de complexidade. O mais famoso desses talvez seja o parassaurolofo, cuja bela crista oca deveria ser usada para emitir sons que ecoavam ao longe, como forma de comunicação e alarme. Este é um dos dinossauros favoritos da filha do Iberê, e meu também.

Saurísquios

Avancemos agora para o outro grande grupo, daqueles com “quadril de lagarto”. Desta ordem se originam duas principais sub-ordens, a dos gigantes pescoçudos e a o dos carnívoros.

Saurópodes

Braquiossauro

Tecnicamente a sub-ordem se chama Sauropodomorpha, mas seu subgrupo mais conhecido é sem dúvida o dos saurópodes, aqueles dinossauros herbívoros enormes, com cauda e pescoço longos, que passavam o dia forrageando nas copas das árvores altas e suculentas. O mais famoso deles talvez seja o Braquiossauro, que apareceu no primeiro filme “Jurassic Park” e cuja característica marcantes eram os membros anteriores maiores que os posteriores (o nome significa lagarto “braço” por causa disso) e as narinas que ficavam no alto da cabeça.

Terópodes

Tiranossauro Rex

Os “pés de fera” são o único grupo que contém dinossauros carnívoros, como o Tiranossauro Rex, o velociraptor e o Alossauro. Eles eram bípedes e caminhavam sobre pés com três dedos, parecidos com os de galinha. Logo, essa semelhança não é mera coincidência, já que todas as aves são descendentes dos dinossauros desse grupo.

Velociraptor

Agora você já pode entender um pouco melhor onde cada dino se enquadra nessa grande árvore evolutiva, e talvez passe a reconhecer suas semelhanças e diferenças com mais facilidade. Comente abaixo se descobriu algo novo nesta postagem.

Alossauro

 

Deixe seu comentário