Quão apertado é o submarino do Manual do Mundo?

publicidade

Um submarino, para submergir, precisa pesar, no mínimo, o mesmo do que se ele estivesse totalmente cheio de água. Pense numa piscina portátil, dessas de plástico que você enche com uma mangueira. Você acordou empolgado com o lindo dia de sol e resolveu montar a piscina no jardim. Mas, depois dela cheia, descobriu que seria muito melhor puxá-la uns 2 metros para baixo daquela refrescante sombra projetada pelo seu pé de jabuticaba. E assim você descobre quão pesado realmente isso pode ser.

publicidade

Fazer um submarino grande implica em adicionar muito peso. Cada litro a mais de volume significa um quilo a mais de peso de lastro. O que significa mais chumbo, uma estrutura mais robusta e mais trabalho para fabricar e transportar o submarino. Assim como num foguete, em que cada quilo a mais representa um custo enorme, no submarino cada litro a mais é muito custoso.

Apresentados os argumentos, o submarino do Manual foi pensado para ser o menor possível. Vamos olhar em detalhe:

Externamente o submarino tem 2,2 metros de comprimento e 82 centímetros de largura, pouco maior que uma porta. Sua altura mede 1,4 metros.

Dimensões externas do submarino

Dentro da cabine, porém, o espaço é muito menor. O comprimento mede 1,26m, o suficiente para o Iberê, estando sentado, esticar as pernas. A altura máxima é de 91cm, que faz com que o Iberê quase raspe a cabeça na escotilha.

Dimensões internas do submarino

Falando de espaço lateral, o ponto mais largo tem 67cm e o mais estreito 50cm. Esse espaço deixa o nosso capitão operar as 8 válvulas do painel e, levando o braço para trás do assento, puxar a válvula de emergência (que não será necessário, certo?). Tudo é bastante apertado, sem comprometer, porém, a operação e segurança.

Dimensões internas do submarino

Vamos torcer para que nosso intrépido capitão não sofra de claustrofobia!

Deixe seu comentário