5 propriedades da água que permitem a vida

publicidade

A vida como a conhecemos é baseada no elemento carbono e na existência de água líquida. Veja aqui quais são as propriedades tão especiais que fazem da água essa substância primordial à vida no nosso planeta.

publicidade

A água está em estado líquido à temperatura ambiente

A existência de um meio líquido para difundir os compostos orgânicos e permitir que reações químicas ocorram é fundamental para a vida. Sem um meio líquido, as reações seriam mais demoradas e pouco eficientes.

A água é um excelente solvente

Pelo fato de ser uma molécula polar, ou seja, por ter um lado mais negativo (o Oxigênio) e um lado mais positivo (os Hidrogênios), a água consegue dissolver muito bem sais e outros compostos polares que são essenciais para a vida.

A água tem alta capacidade térmica

Isso significa que ela consegue armazenar bastante calor e manter a temperatura de mares e oceanos mais uniforme durante o dia, favorecendo as formas de vida mais simples se desenvolverem.

A água tem alta coesão e adesão

O fato de ser uma molécula polar e formar ligações de hidrogênio faz com que as moléculas de água se liguem com força a outras moléculas. Essa atração é responsável pelo fenômeno da “capilaridade”, que ajuda a levar a água até as folhas mais altas, ou chegar nas células mais restritas dos corpos dos animais, carregando consigo os nutrientes essenciais para a vida.

O gelo é menos denso que a água líquida

Essa característica faz com que o gelo flutue nos mares, formando uma superfície isolante que mantém a água sob o gelo em estado líquido e permite a vida marinha. Caso o gelo afundasse, haveria o congelamento completo de lagos e mares durante o inverno, matando todos os seres subaquáticos e impedindo a vida primordial de se desenvolver.

Deixe seu comentário