10 fontes de energia que revolucionaram o mundo!

publicidade

A energia é aquilo que move a civilização humana. Descobrir e dominar novas fontes mais energéticas levou o ser humano a revolucionar seu modo de vida e seu ambiente. Vamos ver quais foram as fontes de energia mais impactantes na história da humanidade.

Trabalho Manual

publicidade

Quando os primeiros hominídeos começaram a fabricar ferramentas usando lascas de pedra há mais de 3 milhões de anos, abriu-se uma era de desenvolvimento tecnológico ímpar na história da vida no planeta Terra. As ferramentas deram acesso a uma fonte de energia mecânica que permitiu aos primeiros humanos modificarem seu ambiente de maneira impactante, seja pela fabricação de armas para caçar e pescar, seja para manipular recursos naturais, como madeira e peles de animais, a fim de gerar abrigo e proteção. Em especial, essas ferramentas permitiram ao ser humano manipular uma nova forma de energia muito poderosa: o fogo.

O Fogo

O domínio do fogo disponibilizou uma quantidade de energia enorme para os povos primitivos e culminou numa nova revolução tecnológica: desenvolvimento de cerâmica, fornos, preparo de alimentos, extração de minérios, forja, ferramentas de bronze e ferro. A humanidade deixou de ser nômade e pôde se estabelecer, plantar e domesticar animais, o que nos leva para a próxima fonte de energia.

Trabalho Animal

No momento que o ser humano domesticou animais de grande porte como bois e cavalos, a partir de 4000 AEC, abriu-se uma nova fonte de energia que impulsionaria o desenvolvimento da agricultura e das construções. Tracionando o arado no campo, transportando minério e movendo os moinhos, os animais adicionaram uma fonte de energia fundamental para essas primeiras civilizações agrárias.

Poder da Água

Quando entramos na Idade Média, uma nova invenção impulsionaria toda sorte de maquinaria e levaria a outra revolução tecnológica: a roda d’água vertical. A energia potencial armazenada nas águas, que flui de maneira perene das nascentes até o mar é gigantesca. Mais do que isso, ela é livre. Enquanto o fogo necessita de lenha e os animais de água, comida e abrigo, a energia da água pode ser extraída sem custos, apenas por intermédio de uma roda d’água. A água é, ainda hoje, uma das fontes mais importantes de energia da nossa civilização, mas no lugar da roda d’água, as usinas hidrelétricas usam turbinas para converter a queda d’água em energia elétrica.

O Carvão Mineral

Os povos do medievo conheceram ainda outra fonte energética que revolucionaria toda uma sociedade. O carvão mineral, muito mais energético do que o carvão vegetal, passou a ser minerado em altas quantidades e era escoado até os altos-fornos – gigantescas chaminés que derretiam o ferro e geravam os lingotes de aço. O uso do carvão foi ainda mais acentuado durante a Revolução Industrial do séc. XVIII e, até hoje, embora extremamente poluente, ele continua sendo uma fonte grande de energia dentro da nossa atual matriz energética.

O Petróleo

O óleo negro extraído de baixo da terra já era conhecido desde a antiguidade, mas foi a partir do séc. XIX que as refinarias de petróleo passaram a gerar os diversos subprodutos altamente energéticos e versáteis, que impulsionaram a indústria de uma maneira sem precedentes, em especial nos transportes. O mundo foi ficando mais e mais interligado e industrializado.

Fissão Nuclear

Ao final da Segunda Guerra Mundial, o mundo conheceu o poder da energia atômica, mesmo que de maneira trágica com as explosões das bombas de Hiroshima e Nagasaki. A partir da década de 50 começaram a surgir as Usinas Termonucleares que extraíam uma quantidade enorme de energia de maneira quase limpa. O acidente de Chernobyl em 1986 impôs um forte revés para esse tipo de fonte energética, e até hoje existe muita controvérsia sobre seu uso por conta do potencial de risco. A despeito disso, sua contribuição é bastante considerável na matriz energética mundial.

Ventos

Embora os moinhos de vento sejam bastante antigos, foi apenas com o desenvolvimento de compostos extremamente leves e resistentes que as turbinas eólicas passaram a ser uma fonte importante de energia. Por ser uma energia relativamente limpa, vem sendo cada vez mais utilizada diante das novas tendências para um mundo mais sustentável.

Sol

O energia solar, a exemplo da eólica, está crescendo em volume e importância no mundo contemporâneo. O desenvolvimento de painéis solares cada vez mais eficientes está levando essa fonte de energia para uma variedade enorme de aplicações e indústrias, até mesmo para os telhados das casas, diminuindo a carga da rede elétrica. Embora a fabricação dos painéis solares gere um rastro de carbono, a energia solar é uma das mais sustentáveis atualmente.

Fusão Nuclear

E se fosse possível reproduzir aqui na Terra o mesmo tipo de reação que ocorre no Sol? Fundir átomos leves, como o Hidrogênio, em Hélio, libera uma quantidade enorme de energia. Melhor do que isso, não gera poluentes e o Hidrogênio é o átomo mais comum no Universo. Há algumas décadas os físicos tentam criar uma fusão nuclear estável em laboratório, mas as condições de temperatura e pressão são extremamente delicadas de se alcançar e manter. Quem sabe no futuro próximo essa nova fonte de energia se torne viável e nos ajude a resolver nossos problemas atuais de energia no mundo.

Deixe seu comentário