5 evidências simples que mostram que a Terra é redonda

publicidade

Movimentos terraplanistas e teorias da conspiração que afirmam que a Terra seria plana ganham adeptos dia após dia. Mas evidências simples mostram que o nosso planeta é redondo. Confira!

  • Movimento das estrelas

publicidade

As estrelas, quando vistas do Hemisfério Sul, giram no sentido horário, mas quando vistas do Hemisfério Norte giram no sentido anti-horário. Se a Terra fosse um disco, elas girariam todas para o mesmo sentido quando vistas de qualquer ponto do disco.

  • Barcos no horizonte

Ao olhar um barco sumindo no horizonte, o casco desaparece antes da vela. Se a Terra fosse plana, o barco ficaria menor por inteiro até desaparecer.

  • Vigia no mastro

Os navios colocam um vigia sobre o mastro mais alto para que, de lá, ele observe a terra e outras embarcações à distância. Se a Terra fosse plana, não haveria necessidade de subir no mastro, olhar do convés permitira enxergar a mesma coisa.

  • Giro dos ciclones

Os ciclones (furacões, tufões, etc) giram no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário no Hemisfério Sul. Se a Terra fosse um disco, todos os ciclones girariam para o mesmo lado, ou, ao menos, não teriam um comportamento relacionado à posição geográfica.

  • Eclipse lunar

O eclipse lunar, que é a sombra que a Terra projeta sobre a Lua, mostra sempre uma silhueta circular. Apenas uma esfera consegue projetar sombras circulares em todas as direções.

Não se convenceu? Temos um ponto extra!

As centenas de fotos e vídeos feitos do espaço, seja das missões para a Lua, da Estação Espacial Internacional ou dos satélites em órbita da Terra, mostram que ela de fato é redonda.

Deixe seu comentário