Tampe o olho de um pombo e ele ainda chegará em casa

publicidade

Um novo estudo comprova que os pombos encontram o caminho de volta pra casa, mesmo se estiverem com um dos olhos vendados.

publicidade

Experimentos anteriores já mostraram que eles dependem de cheiros para criar um mapa mental de sua rota e se guiam pelo Sol ou campos magnéticos da Terra para navegar, mas os pesquisadores queriam entender qual era a importãncia das memórias visuais para as aves.

Assim, eles treinaram 12 pássaros, tamparam um de seus olhos e começaram os testes.

Pombo. Foto: Antone Martinho
Exemplo de tapa-olho pirata usado na pesquisa

Cada ave tinha um GPS e fez 18 voos com o olho esquerdo ou direito bloqueado, seguido por mais 18 viagens com o olho oposto coberto. Como resultado, eles viram que pombos que aprenderam o caminho de casa com o olho esquerdo bloqueado não conseguiram repetir a mesma viagem quando usavam um tapa-olho sobre seu olho direito e vice-versa. Em vez disso, eles voaram ligeiramente fora da rota e faziam um caminho mais curvo e não tão em linha reta.

Os resultados apontam que isso tudo está relacionado com uma única estrutura cerebral, que não está presente nos pássaros: o corpo caloso, que é responsável por permitir que os dois hemisférios acessem o que o animal está enxergando.

Fonte: Science Magazine

Deixe seu comentário