O DNA define se uma pessoa é boa ou ruim?

publicidade
Já nascemos com a nossa personalidade, mas as experiências e os aprendizados influenciam aquilo que somos

O DNA é um conjunto de moléculas que está no núcleo das células que determinam como vai ser o nosso corpo, o nosso cérebro e também algumas tendências de comportamentos que temos.

publicidade

Por isso, mesmo os bebes recém-nascidos não são todos iguais. Uns mamam mais, outros são mais dorminhocos e outros começam a rir antes.

Porém, com o tempo, as tendências dos seres humanos também sofrem influência das coisas vividas e aprendidas.

De acordo com a psiquiatra Ana Luiza Camargo, coordenadora da Psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein, a forma como somos educados influencia: se uma criança é muito agitada, ela pode ficar mais calma em uma família mais calma, ou se um comportamento que é muito valorizado em uma família pode fazer com que uma criança se esforce muito pra ter aquele comportamento. Somos, em parte, mutáveis.

Outra situação é que, com o tempo, algumas tendências nossas podem nos desagradar, e daí podemos fazer força para mudar aquela tendência. Por exemplo, quem tem a tendência a ser bravo ou encrenqueiro pode ficar infeliz de fazer sofrer alguém que goste. E isso dá para ser mudado.

Em resumo, quando nascemos já temos nosso jeito, mas a vida nos faz moldar nosso comportamento e nos tornamos responsáveis pelas nossas escolhas.

Pergunta enviada por Gabriel Buarque. Tem alguma Dúvida Cruel? Escreva para manualdomundo@manualdomundo.com.br e a gente responde.

Deixe seu comentário